sábado, 18 de fevereiro de 2012

Você já ouviu falar em Bullying ? Leia reportagem abaixo e fique bem informado.

Bullying - Fale você também
      
          Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever a violência física e psicológica praticadas por uma pessoa ou um grupo com a intenção de intimidar ou agredir um individuo. Bullying deriva de "valentão" no caso do agressor.
        Essa prática acontece com mais frequência nas escolas, entre alunos e também professores, mas também é encontrado nas universidades, no ambiente de trabalho e na vizinhança. Na maioria dos casos é praticado por adolescentes. Atualmente está ocorrendo na internet, uma forma conhecida como "cyberbullying".
       Não fique parado, se presenciar o Bullying denuncie. Vamos acabar com isso !


É impossível eliminar o bullying', diz psicóloga
Educar as crianças para o respeito, com ações permanentes e conjuntas de escolas e pais, é a chave para aplacar o fenômeno, diz especialista.
O bullying está ficando mais frequente?
O bullying sempre existiu, mas foi potencializado e adquiriu visibilidade com o advento do cyberbullying. Antes, era considerado brincadeira de criança. Hoje, é visto como um padrão de agressão aprendido, que pode se cristalizar até a vida adulta.
É possível erradicar a prática?
Assim como a violência na sociedade, não é possível eliminá-la. O que se pode fazer é reduzir. Mas a maior parte das escolas não tem programas permanentes. Fazem só ações pontuais, o que é insuficiente.
Por que é tão difícil o combate?
É difícil porque a educação em valores respeito, cooperação, gentileza está deficiente. Imperam na família e sociedade modelos de desrespeito; mostra-se que é legítimo se divertir com o sofrimento dos outros. A substância do bullying é o desrespeito e a discriminação.
Que tipo de medida pode reduzir o bullying?
Uma ação que envolva a todos, dos funcionários às famílias, em um projeto de longo prazo. Mas essa parceria, que é absolutamente essencial, é também rara. A escola costuma acusar a família de não educar. A família tende a responsabilizar a escola, onde ocorre o problema.
Um agressor deve ser punido?
Consequências precisam acontecer. Mas não adianta que seja apenas punido, ele tem passar por uma conscientização e tem de haver uma reparação ao agredido. E deve haver ainda um trabalho com os expectadores.
Por que os expectadores?
Existe a plateia passiva, que finge que não vê, e a plateia cúmplice, que apoia. Mas pode existir uma plateia transformadora, que, ao presenciar o bullying, tenta inibir a ação do agressor e dar força à vítima.
O que os pais de um agredido devem fazer?
Primeiro, escutar o filho. Depois, buscar uma parceria com a escola. Não adianta tirar da escola, fora casos excepcionais. Se a vítima não fizer um trabalho para se fortalecer, pode voltar a ser vítima. Porque muitas vezes ela pertence a um grupo alvo de preconceito ou é alguém que se destaca e causa inveja.
E os pais de um agressor?
O primeiro passo é refletir sobre onde o filho está aprendendo aquele comportamento. Muitas vezes é de dentro de casa.
QUEM É:
MARIA TEREZA MALDONADO
É autora de A Face Oculta Uma História de Bullying e Cyberbullying, voltado para a conscientização de crianças e adolescentes. Atualmente trabalha em um livro teórico sobre o tema.
Fonte:http://estadao.br.msn.com/educacao/artigo.aspx?cp-documentid=25639802

       O Bullying é uma prática abusiva que muitas vezes conta com  o apoio ou a omissão de muitas pessoas que presenciam e até se divertem com o sofrimento das vítimas.

        Após ler os textos sobre a prática do Bullying, produza um texto sobre o tema. Apresente sua opinião sobre a questão, analisando os motivos das pessoas que praticam essa forma de violência, dando sugestões de como devem agir as vítimas e as pessoas que presenciam o bullying e apresentando possíveis soluções para 0 problema.

11 comentários:

  1. http://diversas-fiquepordentro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    Professora,eu fiz o e-mail que senhora pediu,mas quando eu tentei procurar o seu e-mail para mandar uma mensagem,não consegui achar dizia:
    "Nenhum resultado encontrado para "martavnogueira@gmail.com".".
    Estou tentando procurar o seu e-mail desde o dia que a senhora passou o trabalho,mas não consigo encontrá-lo.
    Não sei o que fazer vou acabar perdendo o ponto do trabalho.

    Beatriz C. Gonzaga 701

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,
    Professora fiz o e-mail que a senhora pediu,mas não consigo encontrar o seu e-mail,para te mandar uma mensagem,quando tento aparece a seguinte frase:
    "Nenhum resultado encontrado para "martavnogueira@gmail.com"."
    Não o que eu faço,e estou com medo de não conseguir fazer o trabalho.
    Até logo
    Beatriz C. Gonzaga
    Turma:701

    ResponderExcluir
  4. Bom dia professora!
    eu vi que o bullying e uma prática abusiva, que muitas vezes conta com apoio ou a omissão de outras pessoas, que se divertem com o sofrimento dos outros.
    O bullying e uma agressão verbal e física
    e isso já aconteceu comigo, em uma outra Escola, eu me senti muito triste e falei com os meus pais, que tomaram providencias na escola.
    No filme Todo Mundo odeia o Chris, observo que quando ele chega em casa, após sofrer o bullying a sua familia parece achar normal a sua situação.
    Algumas providencias podem ser tomadas:
    - Palestras nas Escolas,
    - Trabalhos sobre o assunto,
    - Reuniões com os pais e professores sobre o assunto.

    Até quarta!
    Jade Moura Correa
    Turma: 702

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia ,
    e professora infelizmente o bullying existe.

    Ana Carolina Suzano
    Turma:702
    Até quarta 1

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde professora.
    Eu achei o texto sobre o bullying aconcelhavel,porque o bullying é uma coisa muito feia.
    Tenha uma boa tarde!

    Robert Gomes da Silva Alves.
    Turma:702

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,
    Eu acho isso uma coisa muito ruim,e muitas das vezes que existe bullying,em vezes das pessoas separarem elas sempre estimulam as pessoas a continuar.

    Jefferson Almeida Santos Cerqueira
    T:702

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,
    Infelizmente o bullying é muito práticado por muitas pessoas nas escola,nas ruas etc.Uma pessoa que presencia uma agressão eu acho que tem o dever de denunciar para que o agressor seja punido para não fazer mais isso.

    Aluna:Gabriela Luisa
    Turma:701

    ResponderExcluir
  9. Boa noite,professora

    É infelizmente sabemos que o bullying ainda existe e é nosso dever denunciarmos as pessoas que praticam esse tipo de crueldade.

    Até a próxima aula!
    Mateus Amorim
    Turma:702

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, professora,
    Bem e triste saber que cada vez mais as pessoas são vitimas de bullying, e triste mas está aí e temos que enfrentalo de frente as pessoas q veê isso não podem ficar de braços cruzados como asenhora citou no texto"Mas existe a plateia tranformadoura" e graça a esse tipo de gente que nos vemos e dizemos - Ainda a uma esperança essa luta não acabou, essa crueudade não acabou.

    Bem ate amanhã!
    tenha uma boa noite!
    Vitória de A. Custódio
    Turma:702

    ResponderExcluir
  11. "Mas exite a platéia transformadoura..."
    Vitoria Custódio

    ResponderExcluir