quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Leia o texto abaixo e descubra como a Língua Portuguesa é importante. Depois escreva com muito capricho o seu comentário;

    9 motivos para aprender Português
  Além de falar, é preciso saber ler, escrever e interpretar muito bem. Saiba por quê
Nós usamos a Língua Portuguesa desde que temos apenas dois anos de idade - às vezes um pouco menos, às vezes um pouco mais, é verdade. Então por que estudá-la por toda a vida? Simplesmente porque falar não basta. É preciso saber ler, escrever, interpretar. E mais: é preciso fazer tudo isso muito bem, já que dominar o Português é condição básica para a boa comunicação e para o êxito profissional.
Por isso, é importante, além de falar bem, conhecer todas as regras ortográficas e gramaticais da nossa língua. O Português, nossa língua mãe, nos possibilita uma boa comunicação, facilita a vida em sociedade e é essencial para o aprendizado de outras disciplinas. E talvez você não saiba, mas é uma das línguas mais faladas do mundo. Como você pode ver, motivos não faltam para levar a sério a disciplina de Língua Portuguesa. Veja abaixo 9 motivos para estudar a nossa língua.
1. Ensina a se expressar bem Só estudando Português e treinando (muito) a leitura e a escrita que o seu filho vai aprender a usar a língua da forma correta, tanto oralmente como ao escrever. E você sabe: falar e escrever certo é essencial para conseguir passar em vestibulares, concursos e conseguis bons empregos. Ou seja, já é um grande passo rumo a um futuro brilhante!
2. Estimula o gosto pela leitura
Além de melhorar a escrita, a leitura é um excelente meio de adquirir cultura e até um ótimo passatempo. Passatempo? Sim, é isso mesmo! Só quem já leu um grande romance, daqueles que a gente não consegue largar antes do fim, sabe como ler é um ato prazeroso.
3. Aumenta o repertório
Quem sabe interpretar é capaz de ler qualquer tipo de texto e, com isso, adquirir cultura e aumentar o seu próprio repertório em qualquer assunto. Se o seu filho se interessa por astronomia, por exemplo, vai ser muito mais fácil ler e pesquisar sobre o assunto se ele estiver plenamente alfabetizado e se souber interpretar textos. 4. Evita que o "internetês" saia da internet
É inevitável. Ao usar a internet seu filho terá contato com o "internetês" e suas abreviaturas (você = vc, beleza = blz) e versões de palavras (aqui = aki). É preciso considerar o "internetês" como a linguagem utilizada nos meios eletrônicos. Não force para que ele "corrija" o que escreve neste ambiente. No entanto, o "internetês" deve mesmo ficar restrito à internet, ambiente em que é aceitável. Fora do computador, é preciso que seu filho saiba escrever corretamente - e só um bom professor de Português é capaz de ensinar isso a ele.
5. É essencial para estar bem informado
Hoje saber o que acontece na nossa cidade, no nosso país e no mundo é essencial para compreendermos a realidade em que vivemos. Portanto, estar bem informado é imprescindível quando se vai a uma entrevista de emprego, por exemplo. E é a capacidade de ler e interpretar textos que nos proporciona isso. E não estamos falando apenas de leitura! Para entender uma explicação sobre os conflitos no Oriente Médio em um documentário na televisão também é essencial entender a nossa língua!
6. É a sétima língua mais falada no mundo
Fala-se muito que aprender inglês e espanhol é essencial para os estudos e o trabalho hoje em dia. E ninguém discorda disso, já que ambos estão entre as cinco línguas mais faladas da Terra (a mais falada é o mandarim, no entanto). Mas o que muita gente não sabe é que o português é a sétima língua mais falada no mundo, sendo idioma oficial de mais seis países além de Brasil e Portugal. São eles: Moçambique, Angola, Cabo Verde, Timor Leste, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Um bom motivo para aprender - e bem - a nossa língua, não?
7. É a base para a compreensão das outras disciplinas
Saber Português é essencial para aprender Matemática. Achou estranho? Pois pare para pensar: como o seu filho vai entender as explicações do livro de Matemática se não estiver plenamente alfabetizado? O mesmo acontece com Ciências, História, Geografia... Por isso, o Português é a base de toda a vida escolar.
8. Desenvolve a imaginação
Quem lê uma história de ficção automaticamente está usando a imaginação, afinal é impossível ler a descrição de uma praia, por exemplo, sem imaginá-la. E isso ocorre não só com crianças. Adultos imaginam o tempo inteiro quando estão lendo, muitas vezes sem nem perceber. Então, para incentivar o seu filho a usar a imaginação e torná-lo uma criança mais criativa, nada melhor que uma boa leitura!
9. Treina a coordenação motora
Aprender a escrever é uma atividade que, além de desenvolver o raciocínio, treina a coordenação motora das crianças, já que elas aprendem a "desenhar" letra por letra e depois a juntá-las, para assim formar palavras e textos. Estudar a Língua Portuguesa é, portanto, importante também para desenvolver as habilidades manuais das crianças.

55 comentários:

  1. Eu achei esse texto muito interessante,porquê está falando que tem que saber interpretar um texto.Hoje em dia tem muitas pessoas usando redes sociais,e eu achei interessante porquê o texto esta falando sobre isso que as pessoas estão usando abreviaturas,e isso está atrapalhando a forma de escrever.Falou também no texto que,saber falar certo vai ajudar em muitas coisas por exemplo:uma entrevista de emprego,se você não souber falar certo não vai ter um emprego bom. aluno :joão vitor candido dos reis turma:702

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse texto. Ele incentiva muitos as crianças, adultos... enfim, as pessoas de qualquer idade. Isso tras uma vontade enorme de ter um bom futuro, mas para isso é preciso ter responsabilidade nos estudos, portugês não é uma matéria fácil. Muitas pessoas são ótimas em matemática, mas não são boas em português, muitas vezes as pessoas não vêem que estudar é o que ela precisa para ter um futuro próspero. Isso é porque as vezes elas tem más influências de colegas de escola que não querem nada na vida, isso pode acontecer. Colegas de escola ou trabalhos podem influenciar nos amigos, isso pode fazer a pessoa cair na vida. Para ela evitar de cair, ela deve se afastar dos amigos que não fazem bem pra ela, se afastar das coisas que não vão ajudar ela a subir. Isso todos precisam saber! Emanuela - Mestre Hiram - 702 beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu achei o texto muito interessante porquê muita gente usa as palavras em orkut,msn,facebook com abreviaturas e isso atrapalha bastante no seu estudo, porquê no futuro você não vai conseguir um emprego bom,não vai entrar em uma faculdade boa e tudo por causa dessas abreviaturas.É muito importante que as pessoas comecem a usar as palavras sem abreviações, porquê depois de um bom tempo você vai agradecer.Aluna:Sthella Carolina.Turma 702

    ResponderExcluir
  4. Nossa isso me fez pensar,essas abreviaturas nas redes sociais não esta ajudando em nosso desempenho em português(só piorando) por isso vou começar a ler uns livros para ver se eu do uma melhorada, pois não vou conseguir um futuro legal desse jeito,enfim português não e uma matéria fácil e por isso temos que ter muita atenção nessa matéria!.
    Aluno: Pedro Augusto Turma:701.

    ResponderExcluir
  5. Poxa essas abreviações estão acabando com o Português,porque se você abreviar no computador você vai abreviar em coisas importantes exemplo:Provas etc...por isso que eu procuro evitar.E a matéria do português é a base de tudo,porque se você não souber o português você não vai saber nada,e se você não souber o português você no futuro não vai ter um bom emprego e eu acho que muita gente não quer isso.E esse texto é bom também porque estimula muitas as pessoas a estudarem o português!ENTÃO GENTE VAMOS ESTUDAR O PORTUGUÊS PARA QUE NO FUTURO NÓS POSSAMOS SE DAR BEM NA VIDA,TER UM EMPREGO MELHOR DO OS NOSSOS PAIS PORQUE É ISSO QUE ELE QUE PARA NÓS.Adoooooorei esse texto!! Aluno:Jefferson Turma:702 Mestre Hiram

    ResponderExcluir
  6. ADOREI O TEXTO,ELE ENSINA O OBJETIVO DO POTUGUÊS COMO NÓS PODEMOS PRESISAR DELE NO FUTURO,E ENSETIVA MUITO AS PESSOAS QUE O PORTUGUÊS NÃO É PARA FICAR ABREVIANDO,ESQUESER DOS ASSENTOS POR QUE UM DIA A FAUTA DO ACENTO NO NÃO PODE CONPLICAR QUAUQUER UM,ENFIM AMEI PROFESSORA.ALUNA:PAULA DIAS RATES TURMA:701 MESTRE HIRAM

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei do texto, achei legal porquê ele fala sobre o português e tem umas verdades,que sem o português você nao vai a lugar nenhum,nao consegue emprego e nem mesmo estudar por que você nao sabe falar e nem escrever por isso qie o português e a base de tudo.
    Legal também foi o que vocé falou sobre as abreviações na internet,mas foi muito legal e outra coisa que eu nao sabia e que o português era a sétima língua mas falada no mundo. Mas o texto
    foi muito legal.
    IAGO SANTANA POMPEU T: 701 MESTRE HIRAM

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei do texto, achei legal porquê ele fala sobre o português e tem umas verdades,que sem o português você nao vai a lugar nenhum,nao consegue emprego e nem mesmo estudar por que você nao sabe falar e nem escrever por isso qie o português e a base de tudo.
    Legal também foi o que vocé falou sobre as abreviações na internet,mas foi muito legal e outra coisa que eu nao sabia e que o português era a sétima língua mas falada no mundo. Mas o texto
    foi muito legal.
    IAGO SANTANA POMPEU T: 701 MESTRE HIRAM

    ResponderExcluir
  9. Eu achei muito interesante,pois não sabia que o português era o sétimo idioma mais falado no mundo.Para mim quem não sabe falar e escrever o português não vai conseguir chegar bem em sua carreira profisional.
    Professora vou lhe contar sou um daqueles com abreviações na internet, mas agora sei que quem escreve ruim em um lugar se escreve em todos então planejo parar e escrever correto.Amei o texto
    Aluna:Leticia turma:701 Mestre Hiram

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do texto,pois até 2010 eu pesava diferente do que eu penso hoje,eu falava para os professores de Linguá Portuguesa.
    -Por que tenho que aprender isso?Isso e do meu pais.
    Mas hoje eu penso diferente,hoje eu sei que é essencial aprimorar o que você já sabe do Português,como dito no texto não basta apenas saber falar,e sim ler,escrever e interpretar o Português Corretamente.Adorei o texto e espero que tenha mais atividades como essa.

    Aluno:Luis Gustavo
    Turma:701 E.E Mestre Hiram

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante do texto,pois eu uso o "internetês",mas eu sei que no nosso dia-a-dia não podemos usá-lo.Eu achei muito legal no texto também uma outra coisa,ele nos diz que não importa a profissão que vamos seguir, vamos precisar da língua portuguesa,e eu também não sabia que a língua portuguesa é a sétima língua mais falada no mundo.Uma coisa que eu gosto muito é ler,eu acho que ler nos ajuda muito a aprender palavras novas e etc. ler sempre foi um hábito pra mim,já li vários livros e nenhum deles eu fui obrigada a ler eu gosto muito de ler.Achei muito legal essa atividade,pois mostra que a internet pode nos ajudar a melhorar nossa escrita,nossa leitura e etc.,só depende de como a usamos.

    Aluno: Beatriz Carneiro Gonzaga
    Turma:701 1º turno E.E. Mestre Hiram

    ResponderExcluir
  12. Eu achei muito interessante, porque nos mostrou que não devemos nunca levar as abreviaturas, das rede sociais, para o nosso cotidiano, porque podem nos prejudicar muito . A língua Portuguesa não é somente ler e escrever é também saber interpretar , em toda a nossa vida sempre iremos usar o português, independentemente da carreira que seguiremos, até mesmo pra falar temos que usar o português, além de aumentar o seu conhecimento e a sua imaginação porque se você aprende palavras novas você desenvolve mais e tem mais uma criatividade maior em criar textos, histórias, etc...
    O texto "9 motivos para aprender português" me mostrou muitas coisas interessantes uma delas foi que o Português é a sexta língua mais do mundo que eu gostei muito.
    Aluna: Isabelle Lopes Barbosa turma: 703
    E.E. Mestre Hiram

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito dos nove motivos são bem interressantes, o motivo que fala sobre os "internetês" e um motivo bem atual nas nossas vidas, pois usamos muito a internet, e essas abreviaturas são frequentes na internet, daí ás vezes elas passam a ser frequentes tam bém no dia-a-dia e esses erros são muito prejudiciais por que, é o que a senhora falou para qualquer profissão que formos escolher no futuro teremos que ter um bom português, pois daí passaremos a enterder melhor e a nos comunicarmos tam bem você sitou que hoje em dia um bom conhecimento e uma boa cultura nos proporciona por exemplo um bom emprego.O que a senhora disse sobre o inglês e o espanhol serem uma das cinco línguas mais faladas faz com que nós nos esqueçamos de que o português e a sétima, e isso faz com que nós nos interrecemos mais por essas duas línguas, fazendo com que nós não nos preocupemos tanto em falar corretamente português, e isso faz com que nós tenhamos dificuldade na hora de aprender outras línguas,porque nós falamos muito mal o portuguêsque é a nossa língua mãe, o nosso alicerce e sem um bom alicerce não se tem uma boa estrutura no caso do português uma boa compriensão, porque uma boa compriensão faz com que nós tam bem consigamos entender outras matèrias e esse texto me mostrou que para nós teros uma boa compriesão e preciso nós termos uma boa leitura e uma escrita, e isso mudol mais ainda o meu modo de ver o quanto o português e quada vez mais importantes em nossas vidas muito obrigado porisso.
    Aluna:Vitoria de Anchieta Cústodio
    Turma:702 primeiro turno E.E.Mestre Hiram

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito desses 9 motivos,pois o Português ensina a se expressar bem e também estimula o gosto pela leitura.
    Além de melhorar a escrita, a leitura é um excelente meio de adquirir cultura e até um ótimo passatempo,pois, com a leitura aumentamos o repertório.
    Quem sabe interpretar é capaz de ler qualquer tipo de texto e, com isso, adquirir cultura e aumentar o seu próprio repertório em qualquer assunto. Também quase todas as pessoas usam o internetês (Você=Vc,Beleza=Blz,aqui=Aki,Também=Tbm)e gostei de saber que podemos utilizar essa linguagem quando estamos navegando. Eu não sabia que o português era a sétima língua mais falada no mundo e achei isso muito legal!

    Aluno:João Pedro Oliveira Bento
    Turma:701 1ºTurno E.E Mestre Hiram

    ResponderExcluir
  15. Thamiris dos Santos Mattos13 de fevereiro de 2012 às 14:03

    Eu achei muito legal e muito interessante.
    Porque estimula as pessoas de hoje em dia, ao abito da leitura e dos estudos.Se todas as pessoas pensassem assim o mundo seria muito melhor.
    Além disso tem muitas pessoas que escrevem tudo errado, e também as que leem errado também.
    Eu não sabia que o português era tão falado assim nos Países , e nem que eu navegando eu poderia aprender mais.

    Aluna: Thamiris dos Santos Mattos
    Turma 703
    Turno: manhã
    E.E. Mestre Hiram

    ResponderExcluir
  16. Eu achei muito bom o texto e percebi que a lingua portuquesa nao e so uma materia inportante para se estudar mais tambem pode se um pasatempo como ajuda nas outras materias eu nao sabia que portuqueis era tao importante e falada no paises.
    Aluna Ester Santios MATINS
    Turma 702

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei muito deste texto , pois nele há muista coisas interesantes que pode nos ajudar para melhorar a escrita , o vocabulário , até mesmo na fala .
    O português é muito falado , Além de falar, é preciso saber ler, escrever e interpretar muito bem.
    Por isso, é importante, além de falar bem, conhecer todas as regras ortográficas e gramaticais da nossa língua. O Português, nossa língua mãe, nos possibilita uma boa comunicação, facilita a vida em sociedade e é essencial para o aprendizado de outras disciplinas. E talvez você não saiba, mas é uma das línguas mais faladas do mundo.
    Eu amo ler , tenho revistas , livros , leio de tudo .
    Aluna : Gielle Duarte Turma : 702
    E.E Mestre Hiram

    ResponderExcluir
  19. Eu achei esse testo muito interessante para todos, alem dos alunos como os adultos, além de os alunos serem atingidos pela a escrita errada , os adultos também são atingidos. Interessante nesse texto que ele fala de tudo em 9 motivos, sempre é bom tentar não escrever com abreviaturas. Porque isso vicia se você ficar escrevendo sempre abreviando. Também sempre é bom conhecer todas as regras ortograficas e gramaticas da nossa lingua. Essas regras nos ajuda a falar a escrever se interpretar, até mesmo para as pessoas te intender, é uma possibilidade de uma boa comunicação. Isso ajuda também para ter um bom emprego, porque se voce não saber falar correto, se interpretar, voce não consegue arrumar um emprego bom.
    Aluno: Marlon Barboza Dos Reis
    Turma: 703
    Turno : Manhã
    Escola Estadual Mestre Hiran

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito,principalmente da parte que fala sobre o estimulo da literatura.Eu também não sabia que o português era a sétima língua mais falada do mundo,outra coisa que me chamou atenção foi o desenvolvimento da imaginação eu nem imaginava que a leitura era tão boa assim,vou procurar ter mais o habito de leitura.
    E.E.Mestre Hiram
    Aluna:Izabelle Da Silva - Turma:702

    ResponderExcluir
  21. Eu achei essa publicaçao muito boa e interessante,pra mudar tambem nas horas de fazer um redaçao ou outra coisa qualquer com uma prova pra Marinha que pede muito essas coisas como desenvolver uma redaçao boa nao deixar erros ortograficos,tambem na hora de no desempenho na escola,pra fazer uma leitura excelente,ate tambem melhorar a escrita e começar tambem tomar gosto na hora de ler.


    E.E Mestre Hiram
    aluno:Romulo Guilherme de Souza de Gouveia
    turma:703
    1° Turn

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do texto, mais o que me chamou mais a atenção foi a frase AMO A LINGUA PORTUGUESA.
    Em nossas vidas depois que aprendemos a andar vem as primeiras palavras, logo após entramos na escola e nos deparamos com proficionais que nos ensinam metodos e maneiras de aprender a lingua portuguesa escrita e falada.
    Para conseguir bons empregos temos que ter uma bagagem de conhecimentos para passar nos concursos temos que saber o portugues para fazer redação, para uma boa entrevista de emprego temos que saber nos comunicarmos bem e ter conhecimentos sobre varios assuntos. Por estes motivos temos que ler bons livros e não ficarmos muito tempo nas páginas de MSN, ORKUT e joguinhos, temos que saber dividir os tempos de estudos e brincadeiras.
    Aprender a lingua portuguesa é muito dificil, tem muitas regras, verbos,gramaticas e dicionarios e novas ortografias,por isso e que temos que amar muito essa lingua mãe que dela dependeremos para toda vida para sermos exelentes proficionais educadores disciplinados.

    E.E. Mestre Hiram
    Aluna: Jade Moura Correa
    Turma: 702 1ºTurno

    ResponderExcluir
  23. Eu achei esse texto muito interessante, porque muitas pessoas estão usando esses "internetês" nas redes sociais.E as pessoas não sabem que estarão se prejudicando, mais tarde porque quando elas forem escrever uma redação elas vão escrever com a forma dos "internetês".Muitas pessoas que eu já conheci não sabiam escrever nenhum tipo de texto porque não sabem interpretar e nem escrever direito por causa da internet. O português é a nossa língua mãe, e por isso devemos conhece-lá mais,muitas pessoas e eu mesmo não sabia que o português é tão falado assim no mundo.E outra coisa que eu gostei nesse texto foi que estimula os alunos a ler mais eu vou citar um exemplo: eu não gosto de ler mais agora que eu sei os benefícios que a leitura traz para nós é muito grande, exercitando a interpretação, a imaginação,a escrita e muito mais que a leitura pode nós oferecer.Eu espero que todos que leêm esse texto possa corrigir a sua forma de escrever sem nenhum tipo de vicio de linguagem ou "mania" de usar os "internetês",e também nós faça adquirir o hábito saúdavel de ler para aprimorar nossos conhecimentos. E.E.Mestre Hiram Aluno:João Marcelo Oliveira Silva Turma:701 Turno:Manhã

    ResponderExcluir
  24. Esse texto ensina muitas coisas e incentiva muitas pessoas a ler , escrever e etc .
    Ainda mais o número - 4 .
    Fala sobre a internet e isso e muito importante
    porque muitas pessoas escreve assim na internet e acha que deve escrever assim , como num - texto , copiando do quadro e muito mais .
    Adorei o texto e me ensinou muitas coisas ...

    Escola - Mestre Hiram
    Turma - 703

    ResponderExcluir
  25. Eu achei muito interessante a experiência de poder ler este texto, pois essas regras nos ajuda a escrever, interpretar,e até ter uma boa possibilidade de comunicação. Exercitar esse tipo de texto é bom para se desenvolver numa redação e não deixar erros ortográficos. Quem sabe interpretar é capaz de ler qualquer tipo de texto e com isso aumenta o seu próprio repertório em qualquer assunto. Enfim, a LÍNGUA PORTUGUESA não é uma matéria fácil, mais exije bastante atenção !

    E.E.MESTRE HIRAN
    ALUNO: JOÃO GABRIEL SALES DE SÁ
    PROFESSORA: MARTA NOGUEIRA
    TURMA: 703 TURNO: MANHÃ .

    ResponderExcluir
  26. Eu achei muito interessante os nove motivos porque eu as vezes tenho dificuldade de escrever certo, como no primeiro motivo, o português estimula a leitura, treina a coordenação motora, etc. É difícil mais eu to comesando a gosta.

    E.E.Mestre Hiram
    Gabriel Tavares Santos
    Primeiro turno
    Turma:703

    ResponderExcluir
  27. Eu achei o texto bem interessante, ainda mais a parte dos ''internetês'', agora vou tentar melhorar a escrita, dentro e fora do computador....
    Jhulyane Da Silva Paiva T:703

    ResponderExcluir
  28. Eu achei esse texto muito interessante,porque saber português não é só saber fala e sim também escrever,aprender português é muito importante na vida até para arrumar um trabalho e outras coisas como á comunicação com as pessoas e etc.

    E.E.Mestre Hiram
    Pedro Henrique B.M.Nunes
    Primeiro turno
    Turma:703

    ResponderExcluir
  29. Achei o texto muito interessante, pois nos mostra que aprender português é realmente importante em nossa vida. Não é só chegar para uma pessoa e dizer que aprendeu portugês, mas é ter o orgulho de saber na ponta da língua o sétimo idoma mais falado no mundo.

    E.E.Mestre Hiram
    Mateus Amorim
    Primeiro turno
    Turma:702

    ResponderExcluir
  30. Achei o texto muito estimulante para aprender a Língua Portuguesa,pois transmite uma forma mais segura de acessar a internet. Hoje em dia,as pessoas tem a estranha mania de colocar nomes próprios ou comuns com letras minúscilas na internet,mas o pior de tudo é que já vi pessoas escrevendo assim não só na internet,mas como na escola,ou mesmo em cartas,e ainda quando você o corrige diz que não está na escola.Não consigo entender essas pessoas.Creio eu,que escrever o Português corretamente,ajuda a pessoa a não escrever de maneira errada tanto em redes sociais como na escola,em cartas,etc...
    Acho a Língua Portuguesa fundamental na vida de todas as pessoas,pois como disse no texto, ela nã está apenas em Português,mas sim em todas as matérias.

    E.E.Mestre Hiram
    Nelykin Fernanda Y. de Freitas
    1º Turno
    Turma:702

    ResponderExcluir
  31. Eu achei muito interessante,principalmente a pate que dizia que o português é a sétima língua mais falada no mundo,pois eu não sabia disso.

    Eu também achei super interessante a parte dos ''internetês'' acho que vou passar a melhorar minha escrita.

    E.E.Mestre Hiram
    Keilla Caroline Castro Santos
    Primeiro turno
    Turma:702

    ResponderExcluir
  32. Professora eu achei o texto muito legal,porque realmente precisamos do português,eu nem sabia que o português era o sétimo idioma mais falada do mundo,pra mim era o inguês,e eu nem se quer pensei que para saber matemática,ciências,história,geografia,etc precisava do português.

    E.E.Mestre Hiram
    Mateus Filgueiras da Costa
    Primeiro turno
    Turma:703

    ResponderExcluir
  33. O texto é interessante sim, além de nos chamar atenção ele nos fez perceber como escrevemos, lemos e interpretamos. Hoje em dia muitos escrevem errado como os "internetês" eles escrevem do jeito deles, da forma que querem escrever soque eles só podem usar isso na internet, pois fora dela existe nosso futuro se preparando para termos uma vida melhor, e para isso acontecer precisamos saber falar, escrever e interpretar da forma certa, pois se queremos um emprego bom precisamos lutar por isso. A língua portuguesa é essencial a nós pois além de falarmos ela, ela nos ensina também nas outras matérias, como raciocinar e ler as perguntas por exemplo, a língua portuguesa é realmente importantes para nós. porque se não aprendermos ela, nunca conseguiremos aprender em outras matérias, saber ler direito e escrever. Parabéns professora, muito bom.

    E.E. Mestre Hiram
    Fabrício Nunes
    Primeiro turno
    Turma: 701

    ResponderExcluir
  34. Adorei, este texto porque ele mostra que hoje em dia precisamos da língua portuguesa para sermos alguém no futuro, e as vezes abreviaturas palavras nas redes sociais, e assim podemos complicar muito nosso português.
    Ai nós podemos pensar que sabemos escrever nos dois lugares e escrevemos um texto é erramos feio, e percebemos que não sabemos escrever, Enfim é sempre bom treinar nosso português para não acontecer mais erros.

    E.E MESTRE HIRAM
    RAÍSSA FERREIRA
    PRIMEIRO TURNO
    TURMA:702

    ResponderExcluir
  35. Concordo com o texto , ele nos estimula ,muito interessante e é fácil de se interpretar . A Língua Portuguesa é muito importante para a pessoa ser bem sucedida e ser mais aceita na sociedade.O texto também aborda o assunto da escrita na Internet , as pessoas tem que parar com esses tipos de manias , pois podem acabar perdendo com isso . Confesso que tenho essa mania , mais estou me controlando ao máximo para perdê-la , pois posso acabar pegando o hábito e escrevendo errado em uma prova , ou em um trabalho , o que tem grandes complicações para o futuro.

    ResponderExcluir
  36. Muito interessante esse texto com ele aprendi que tenho que prestar mais atenção no que escrevo. Vou tentar melhorar minha escrita o máximo possível . muito bom esse texto por que ele incentiva a criança a ler e escrever melhor.

    OBS: Uma coisa interessante que eu não sabia,que o português é essencial para aprender matemática também e é a sétima língua mais falada no mundo.

    E.E.Mestre Hiram
    Aluna: Iohanna Souto Maior
    Primeiro turno
    Turma:703

    ResponderExcluir
  37. O texto é bastante importante pois estimulam desde pequenos a ler e escrever melhor e isso no futuro pode ser a nossa base do que fazer..

    E.E Mestre Hiram
    Aluna:Ágatha Silva de Souza
    Turma:702

    ResponderExcluir
  38. Yasmin Baptista Scheidegger de Almeida .15 de fevereiro de 2012 às 22:43

    Eu adorei o texto, acho importante aprender a Língua Portuguesa. Na hora de arrumar um emprego,a Língua Portuguesa é essencial,pois se a pessoa não souber se expressar,não irá consegui-lo.
    Para nós estudantes dominar esta disciplina nos ajuda a entender outras matérias,de maneira que em todas elas nós precisamos ler e interpretar.
    Nos dias de hoje,nos pegamos abraviando muitas palavras,mais temos que saber que isso só pode acontecer na Internet,que não podemos usa-las na escola,uma coisa que eu achei muito interessante e não sabia é,que o Português é a sétima língua mais falada do mundo .

    Aluna : Yasmin B. Scheidegger De Almeida .
    Turma : 702
    Turno da Manhã .
    E.E. Mestre Hiram .

    ResponderExcluir
  39. Eu amei o texto pois estimula o nosso interesse pelo português e é muito importante no nosso dia a dia porque usamos a língua falando, escrevendo etc. Eu gosto muito da matéria porque nos ensina escrever e falar corretamente e em cada aula aprendemos coisas novas.

    E.E. Mestre Hiram
    Beatriz Geraldo Barbosa T. 702 - manhã

    ResponderExcluir
  40. Concordo com tudo o que está escrito e entendi que preciso estudar muito a Língua Portuguesa porque é com ela que poderei melhorar meu aprendizado na escola e usar tudo o que aprendo para enfrentar o mundo. Me comunicar de maneira correta , nas horas necessárias como por exemplo , saber usar a linguagem adequada na internet , com a minha família , amigos e pessoas de respeito , diretores , professores etc ...

    E.E. Mestre Hiram
    Vinicius Gustavo Ferreira de O. Da Silva
    T.703 - Turno : Manhã

    ResponderExcluir
  41. Eu achei esse texto muito interessante,pois ele ensina a nos expressarmos bem.Hoje as pessoas estão abreviando as palavras como (você)= vc.A língua Portuguesa é essêncial para a vida, no futuro,pois o Português é usado em concursos e vestibulares. E para conseguirmos um bom emprego é presciso um bom aprendizado.O Português,além de chamar a nossa atencão nos ensina a escreve,ler,interpretar e falarmos melhor.Hoje em dia as pessoas escrevem errado e isso não e bom para quem quer ter um futuro brilhante pela frente. E.E.Mestre Hiram
    Aluna:Maria Eduarda L.Bonfim
    T.703-Turno:Manhã

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Eu achei muito interesante.Porque eu reelembrei coisas que eu já sabia e aprendi coisas que eu não sabia.Por exemplo:O assuntos dos internetês, eu não sabia que estas abreviaturas podiam prejudicar tanto a nossa fala ,Também não sabia que o português é a sétima língua mais falada do mundo.Devemos aprender o portuquês para que no futuro a nossa própria língua não nos prejudique nas provas,nos vertibulares e nos trabalhos.É essencial para nós saber ler,escrever e interpretar o português.Este testo é como se fosse uma prova,para nós aprendermos a saber além que nós sebemos do português.Enfim vamos estudar ainda mais o português pessoal.

    Aluno:Daniel Moreira Silva
    Turma:703
    Turno:manhã
    E.E Mestre Hiram

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. O texto e importante para o estudo da linguá portuguesa, ele nos dá nove motivos para aprendermos a linguá. Além de saber ler,escrever a interpretação do texto e importantíssimo para usar corretamente a linguá portuguesa.Temos que estudar muito a gramática e a ortografia para o vestibular os concursos e o sucesso na carreira profissional é importante seguir os 9 motivos que estar escrito no texto .A linguagem da internet e suas abreviaturas deve ser usado no orkut,Facebook,twitter e outros eu mesmo uso as abreviaturas em tudo mas eu não faso isso quando estou na sala de aula .Eu gostei muito desse texto .
    Aluna : Laiza B. Pisani de Souza .
    Turma : 701
    Turno : Manhã
    E.E.Mestre Hiram

    ResponderExcluir
  47. Eu gostei muito desse texto porquê ele fala os motivos por quais português é importante no nosso dia a dia.
    Porquê,Português é condição básica para a boa comunicação e para o êxito profissional.
    Por isso, é importante, além de falar bem, conhecer todas as regras ortográficas e gramaticais da nossa língua.É a base para a compreensão das outras disciplinas
    Saber Português é essencial para aprender Matemática,entender as explicações do livro de Matemática se não estiver plenamente alfabetizado? O mesmo acontece com Ciências, História, Geografia... Por isso, o Português é a base de toda a vida escolar.

    E.E Mestre Hiram
    NOME:Gabriela Luisa Souza Silva
    TURMA:701
    TURNO:manhã

    ResponderExcluir
  48. O que eu acho interessante é o fato do português ser tão importante para nos tornar grandes pessoas. Ele nos mostra com devemos nos expressar diante de várias situações. Uma das coisas que mais me chamou atenção no texto é a maneira como o português se destaca entre as línguas mais faladas do mundo.
    E. E. Mestre Hiram
    Aluno: Italo Leonardo Silva Medeiros da Cunha
    Turma: 702
    Turno: Manhã

    ResponderExcluir
  49. Percebi que esse texto é muito importante. Pois preciso conhecer bem a língua portuguesa para falar e escrever corretamente.
    Para que nossos filhos não falem, leiam e escrevam errado.

    Aluno: Daniel Alves da Silva Coelho.
    Turma: 702
    E.E. Mestre Hiram

    ResponderExcluir
  50. Eu,gostei do texto porque a prendemos com isso a falar melhor,a escrever melhor,e até parar com abreviaturas.Muitas pessoas ficam eu duvida como que se escreve as coisas.E também entendi que até modo de falar afeta na hora de escrever,e por isso que é bom sempre esta lendo um livro ou até um jornal velho.

    Nome: Jéssica Caroline
    Turma: 701

    ResponderExcluir
  51. Esse texto é muito legal! Fiquei muito interassado em aprender mais português e literatura. A internet nos proporciona varios tipos de leitura, e até mesmo erros, nem sempre que estamos diante desse mundo virtual, estamos fazendo a coisa certa, porque geralmente quando utilizo a internet é para jogar e para ficar no Facebook, e tenho muitos amigos que tem o mesmo objetivos. Agora estou ciente que para um futuro melhor com mais aprendizado. A interpretação é fundamental para o nosso ensino, de extrema importâcia para os estudantes e para aqueles que estão fazendo concursos para procura de um bom emprego. Esse é meu comentário. Meu nome é: Emanuel Victor, turma 701. Profª Marta Nogueira - Escola Estadual Mestre Iran.

    ResponderExcluir
  52. Eu achei o texto muito interessante, pois estimula o gosto e o prazer pela leitura.
    Como citado no texto acima "ter hábito de leitura é uma excelente forma de obter cultura[...]”,linguagem e escrita mais correta.
    Nós iremos usar o Português em qualquer das carreiras que iremos escolher.
    Como citado no texto acima,eu concordo plenamente que o Português é essencial para a disciplina Matemática,porquê como vamos conseguir resolver um problema sem saber interpretação de texto.
    Atualmente falar,entender,interpretar,ler e escrever é a melhor coisa que existi para treinar palavras novas e exercitar a pronuncia.
    No mercado de trabalho atualmente, a Língua Inglesa é uma das mais abordadas,pois é a mais fácil de aprender,mas como poderemos aprender outro idioma se nossa Língua Materna escrevemos com muitos erros de Português.
    Turma:703
    Aluna:Nathâny Fonseca de Almeida.

    ResponderExcluir